Questionário pode ser respondido de forma anónima até final de julho e visa avaliar a centralidade do cidadão e a promoção da literacia em saúde em Portugal.
A Convenção Nacional de Saúde (CNS), uma plataforma de diálogo em saúde que reúne várias entidades do setor, entre as quais a Ordem dos Médicos Dentistas, desenvolveu um inquérito de avaliação do sistema de saúde que incide na centralidade do cidadão e na promoção da literacia em saúde. Este questionário, elaborado através da RADIS – Relatório de Avaliação de Desempenho e Impacto do Sistema de Saúde, é anónimo e pode ser respondido até final do mês de julho.
A RADIS consiste numa ferramenta de avaliação do desempenho do sistema de saúde e os contributos da população são essenciais para recolher informação de valor que permita diagnosticar e identificar prioridades de intervenção no sistema de saúde.
No âmbito da medicina dentária, recorde-se que Portugal é o terceiro país da União Europeia (EU) com a percentagem mais elevada (8,2%) de necessidades dentárias não satisfeitas, apenas abaixo da Grécia e da Letónia. Esta é a conclusão do relatório sobre o perfil de saúde português, com dados de 2022, desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) e pelo Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde, divulgado o ano passado.
No que diz respeito à saúde em geral, 2,9 % da população portuguesa tinha necessidades médicas não satisfeitas. Esta percentagem foi superior à média da UE (2,2 %) em 2022.
Como membro do Conselho Superior da CNS, a OMD convida todos os médicos dentistas a responder ao inquérito.
Aceda ao formulário “RADIS – Relatório de Avaliação de Desempenho e Impacto do Sistema de Saúde”.