As próteses removíveis são aparelhos protéticos que servem para substituir os dentes ausentes e tecidos, podendo ser removidas pelo paciente para a sua higienização.
são indicadas quando ainda existem dentes naturais. Quando faltam dentes, o osso alveolar é reabsorvido e os dentes adjacentes tendem a mover-se para o espaço livre, causando vários desequilíbrios nas arcadas. A prótese parcial preenche os espaços criados pela falta de dentes, evitando a deslocação dos dentes remanescentes.
são indicadas nos casos de perda total dos dentes e podem ser de dois tipos: “imediata” ou “convencional”. A prótese convencional é confecionada depois que os dentes foram extraídos e quando a gengiva tiver cicatrizado. Isto leva geralmente três meses. Já a prótese é colocada imediatamente após a extração dos dentes, como uma solução provisória durante a cicatrização da gengiva, preservando o sorriso durante todo o processo do tratamento. As próteses são uma alternativa para os pacientes que não tem indicação para receber implantes devido à falta de estrutura óssea, não podem fazer enxertos, ou possuem uma limitação financeira ou de saúde.
Embora as próteses sejam aparelhos duráveis, em alguns casos, devido ao desgaste normal do uso, elas precisam ser refeitas, reparadas ou reajustadas. Durante as primeiras semanas é normal notar um aumento no fluxo da saliva, sentir desconforto e possivelmente ter um pouco de dificuldade para falar e mastigar. Contudo, à medida que os seus músculos e tecidos se acostumam com as novas dentaduras esses sintomas irão desaparecer.
Para garantir a longevidade da sua nova prótese é importante ter uma boa higiene oral e visitar o dentista regularmente para exames e limpeza profissional.
São removíveis e a base de estas próteses esqueléticas é em metal. Levam ganchos se necessário para melhor prender os dentes existentes e não se soltarem. Só podem usar estas próteses pessoas que tenham dentes naturais. A adaptação da pessoa a este tipo de prótese é bastante mais fácil porque são pouco volumosas. São bastante higiénicas e se caírem ao chão não fraturam facilmente. São no entanto um pouco mais caras que as próteses acrílicas e geralmente não se podem acrescentar dentes ou fazer alterações. São aconselhadas a pessoas que tenham dentes naturais sem mobilidade e gengivas saudáveis.
São removíveis regra geral são cor de rosa para imitar a cor da gengiva. São usadas por pessoas que tenham poucos dentes ou nenhum. São as chamadas dentaduras. Na Tecnodental estas próteses são bastante acessíveis em termos económicos. Se a pessoa perder um ou mais dentes geralmente é possível acrescentar neste tipo de próteses acrílicas. São mais volumosas que as esqueléticas principalmente no maxilar superior. Aconselha-se a sua lavagem após as refeições. Existem também produtos no mercado para limpeza e fixação destas próteses.