Médica dentista portuguesa preside à IOFOS

Cristiana Palmela Pereira foi eleita a 8 de setembro para o triénio 2023-2026. Miguel Pavão, bastonário da OMD, foi um dos signatários da candidatura.

Cristiana Palmela Pereira é a nova presidente da IOFOS (International Organization for Forensic Odonto-stomatology), organização com 50 anos na área da Medicina Dentária Forense.

A médica dentista foi eleita a 8 de setembro para o triénio 2023-2026, durante a assembleia-geral do organismo que decorreu em Dubrovnik (Croácia), sucedendo a Hrvoje Brkic. Cristiana Palmela Pereira é membro da IOFOS desde 2005 e foi galardoada com o prémio máximo Ferdinand Ström, em 2007.

Miguel Pavão foi um dos signatários da candidatura de Cristiana Palmela Pereira. O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas dirigiu uma carta de recomendação ao organismo, subscrevendo o seu contributo no desenvolvimento da Medicina Dentária Forense.

Cristiana Palmela Pereira é doutorada em Medicina Legal e Ciências Forenses, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Além de médica dentista, é docente na Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa desde 2002 e regente de várias disciplinas: Farmacologia, Terapêutica, Morfologia Dentária e Medicina Dentária Forense.

Desde 2005, é médica dentista forense da equipa nacional de DVI – Disaster Victim Identification e delegada de Portugal no Grupo de Trabalho de Medicina Dentária Forense da Interpol DVI.

Em 2023, tornou-se vice-presidente do ASB – American Standardization Board no grupo de Medicina Dentária Forense. Coordenou também vários projetos científicos nacionais e internacionais, e publicou um livro na área da Medicina Dentária Forense.

Em relação à Ordem dos Médicos Dentistas, exerce o cargo de coordenadora da comissão executiva responsável pela Comissão Pericial e integra a Comissão Científica, desde 2022.